segunda-feira, 2 de julho de 2012

CHAVEZ " el gorillon " NO MERCOSUL. SERÁ?????


O Uruguay, não avaliza totalmente o ingresso da Venezuela no Mercosul
O Conselheiro Luís Almagro , admitiu que o seu país é contrário à entrada da Venezuela no Mercosul, nas circunstâncias em que ocorreu.
Sigo sin estar de acuerdo con esa resolución; tenemos fundamentos jurídicos y políticos éticos al respecto". tenemos fundamentos jurídicos y políticos éticos al respecto".
O Conselheiro , explicou porque optou por não exercer o veto a que tem direito Para não ir contra a maioria
O ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Luís Almagro, num rasgo de serenidade e responsabilidade legal, admitiu que o ingresso da Venezuela no Mercosul ainda não é um fato concreto, dadas as circunstâncias em que ocorreu, durante a cimeira do Mercosul e mais do que isso, admitiu que o seu país é contra a admissão da Venezuela e por isso ainda não esta dita a ultima palavra sobre essa questão, cuja legalidade, questionou claramente.
Na cimeira realizada em Mendoza-AR na semana passada, foi marcada a data de 31 de Julho, para uma reunião “  especial” a acontecer no Rio de Janeiro para incorporar a Venezuela ao Bloco, na sequência ( em consequência) do impedimento de Lugo, afastado do seu cargo de Presidente do Paraguai, por julgamento do Congresso em “ Juício Político”.O afastamento de Lugo serviu de pretexto para a suspensão do Paraguai da sua condição de sócio do Mercosul
O ingresso da Venezuela, tem sido sistematicamente recusado pelo Senado Paraguaio, porque a Venezuela viola muitos dos requisitos previstos na ata de fundação do Mercosul, Protocolo de Ushuaia, que estabelece as cláusulas democráticas para ingresso no Bloco, a principal das quais se encontra no Artº 1º A plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração entre os Estados Partes do presente Protocolo.
A Venezuela está longe de se constituir num Estado democrático e essa é a verdadeira razão da sua não inclusão no Mercosul até a data dos recentes acontecimentos, bem como, em contrapartida, é a causa da virulenta reação de Chávez, que encontrou em Dilma, sua digna porta voz e laboriosa operadora da fraude e da violação da democracia para permitir o acesso do “ gorila” como é conhecido na AL ,ao seio do Mercosul.
O ministro Uruguaio , afirmou que durante toda a cúpula, invocou os fundamentos jurídicos, políticos e éticos da medida e por essas razões foi sempre contrario aos restantes que pugnavam pela inclusão. Sem acordo formal, Dilma de forma absolutamente imperialista, expulsou os diplomatas da sala ( entre eles o ministro uruguaio) onde se encontrava e requereu uma reunião onde estiveram apenas ela, Cristina Kirchener da Argentina   José Mujica o presidente do Uruguai.” En esos términos, en esas condiciones (...) en estas circunstancias estuve específicamente en contra de que se hiciera"
Quando Cristina Kirchner anunciou o resultado dessa reunião para lá de autoritária e ilegal,o presidente Uruguaio se retirou do seu lugar, cedendo-o ao Embaixador Uruguaio na Argentina Guillermo Pomi e se sentou  na segunda fila. ."Yo no estaba de acuerdo con esa y sigo sin estar de acuerdo con esa resolución. No estábamos muy contentos" afirmou Mujica. "."Tengo que pasar esta declaración a los servicios jurídicos del Ministerio y analizar nuevamente la legalidad de esta medida. Para mí la última palabra no está dicha sobre este tema, debemos actuar con respeto al Tratado de Asunción y a la normativa vigente porque siempre hemos defendido el Mercosur"
Nos próximos dias, serão insuportáveis as pressões sobre Mujica, para retroceder em sua posição. Dilma, de forma imperial decidiu que Paraguai sai e Venezuela entra. Não se atem nem mesmo a fragilidade deus próprios argumentos. O Paraguai, foi SUSPENSO, do Mercosul.Não foi EXCLUÍDO. Como membro suspenso,( situação que não tem previsão legal),não pode participar de reuniões, porem esse fato não elimina a necessidade de aceitação plena para ingresso de um novo membro. Voltando a condição de membro pleno, como ficará a situação??? Com Dilma a explicação.
Quais seriam então os verdadeiros motivos da forçada inclusão Venezuelana no Bloco??
Seria a necessidade de Cristina Kirchner pagar a vultuosa colaboração de mais de 6 milhões de dólares  enviada por Chavez para a sua campanha??
Ou será a necessidade de Dilma afastar o mais renitente defensor do Tratado de Ushuaia, o Paraguai que se opõe tanto a entrada da Venezuela, quanto a criação de uma zona de livre comercio Mercosul/China??? A primeira medida já está em curso. Foi aumentada de 100 para 200 a lista de produtos que podem ter seus impostos de importação ( para países do mercosul) aumentados. Criada a zona de livre comércio a China ficaria fora dessa regulamentação, com o consequente fortalecimentos de países comunistas nas relações comerciais da América do Sul em relação ao resto  do mundo.
Os próximos meses trarão muita luz aos acontecimentos , e outro contencioso se abrirá.A entrada do Equador, no Mercosul.
Vamos aguardar e ver


Nenhum comentário:

Postar um comentário